O Animal que Vive de Símbolos: Por Que uma Nova Língua é um Novo Órgão de Realidade

Sobre por que chamar um idioma de “mera ferramenta de comunicação” é o maior mal-entendido do estudante adulto, e o que Cassirer viu ao perceber que o ser humano nunca toca a realidade crua.

Dois dedos de Filosofia da Linguagem


Existe uma frase que parece sensata e que, repetida com frequência, sabota silenciosamente quem aprende idiomas: a ideia de que a língua é apenas uma ferramenta de comunicação. Dita assim, soa até humilde e prática. Uma ferramenta é algo que se pega para realizar uma tarefa e se larga quando a tarefa acaba, um martelo, uma chave de fenda, um instrumento externo que não muda quem o usa. Se a língua fosse isso, aprender uma segunda seria como comprar uma segunda chave de fenda, útil, mas sem consequência para a pessoa que a guarda na caixa. O filósofo Ernst Cassirer dedicou boa parte da vida a mostrar por que essa imagem está errada, e por que ela erra justamente no ponto que mais interessa a quem quer aprender.

Cassirer: o animal que fabrica símbolos

Cassirer propôs uma correção célebre a uma velha definição. Desde os gregos costumávamos dizer que o homem é o animal racional. Cassirer sugeriu trocar essa fórmula por outra, mais exata: o homem é o animal symbolicum, o animal que fabrica símbolos. O que nos distingue não é apenas raciocinar, é o fato de que não nos relacionamos com o mundo de forma direta, mas sempre através de sistemas de símbolos que nós mesmos criamos. Entre o ser humano e a realidade, argumentava ele, existe sempre uma teia simbólica, feita de linguagem, mito, arte, religião e ciência, e o homem vive tão envolvido nessa teia que não consegue mais ver ou tocar nada sem que essa mediação simbólica esteja no caminho.

A consequência é vertiginosa quando se para para pensá-la. Nós não experimentamos uma realidade bruta que depois vestimos de palavras. Nós já recebemos o mundo pré-organizado pelos símbolos que herdamos, e o principal desses sistemas, aquele que sustenta todos os outros, é a língua. Não usamos a língua para descrever um mundo que já estava lá inteiro; é em boa parte através dela que o mundo ganha, para nós, forma e articulação.

As formas simbólicas e o lugar da língua

Cassirer chamou esses grandes sistemas de formas simbólicas e mostrou que cada um deles é um modo próprio de dar forma à experiência, uma maneira inteira de configurar a realidade, e não um simples reflexo dela. O mito organiza o mundo de um jeito, a arte de outro, a ciência de outro ainda, e cada forma revela aspectos que as demais deixam na sombra. A língua ocupa entre elas um lugar de fundação, porque é através dela que a criança entra pela primeira vez no universo simbólico e começa a recortar o contínuo da experiência em objetos, qualidades, ações e relações nomeáveis.

Ora, se uma língua é uma forma simbólica, uma maneira inteira de configurar o mundo, então uma segunda língua não é uma segunda ferramenta. É uma segunda forma, outro modo de dar forma à mesma experiência, capaz de revelar aspectos que a primeira mantinha invisíveis. Aprender outro idioma, sob essa luz, não acrescenta um instrumento à caixa; acrescenta um órgão ao corpo, uma nova superfície de contato com o real.

Órgão, não ferramenta

A diferença entre ferramenta e órgão não é sutileza de vocabulário, é o coração da questão. A ferramenta permanece externa e opcional; o órgão passa a integrar quem você é e a modificar o que você é capaz de perceber e sentir. Um instrumento você usa; um órgão você habita. E é exatamente assim que relatam as pessoas que aprenderam profundamente uma segunda língua: elas não descrevem ter ganhado uma ferramenta a mais, descrevem ter ganhado uma segunda maneira de estar no mundo, às vezes até uma segunda personalidade, um jeito ligeiramente diferente de pensar, de brincar, de se emocionar quando estão dentro do outro idioma.

Isso conversa diretamente com algo que venho desenvolvendo nos meus próprios escritos sob o nome de Persona Linguística, um dos termos da minha tetralogia de trabalho, ao lado de Frame Linguístico, Core Linguístico e Ragnatela. A Persona Linguística é precisamente esse novo órgão de mundo que o aprendiz constrói dentro da língua-alvo, a forma simbólica que ele passa a habitar, e não um disfarce colado por cima do falante que ele já era. Cassirer oferece o fundamento filosófico para uma experiência que os poliglotas relatam o tempo todo, mas raramente sabem nomear: a de que mudar de língua é, em alguma medida, mudar de mundo.

A aplicação: aprender como quem ganha um sentido novo

Se a língua é um órgão de realidade, o modo de estudar muda de figura. Um órgão não se desenvolve por acúmulo de informação sobre ele, do mesmo jeito que ninguém fortalece a visão lendo tratados de óptica. Um órgão se desenvolve pelo exercício daquilo que ele faz. Estudar a gramática de um idioma sem nunca se banhar nele é como estudar a anatomia do ouvido sem jamais escutar música: pode-se saber tudo sobre a estrutura e continuar surdo à coisa mesma.

O que desenvolve o novo órgão é a imersão na forma simbólica inteira, e não em fragmentos dela. Isso quer dizer entrar nas histórias, nas canções, nos filmes, nas conversas, nos modos de brincar e de discutir daquela língua, porque é ali que a forma simbólica se apresenta viva e completa, com o mundo que ela configura já embutido. Quem trata o idioma como ferramenta estuda para usá-lo em ocasiões pontuais e o abandona no resto do tempo; quem entende que é um órgão convive com ele, alimenta-o diariamente, deixa que ele cresça até que ver o mundo por meio dele se torne tão natural quanto enxergar. A meta deixa de ser saber a língua e passa a ser habitá-la.

Fechamento

Chamar um idioma de mera ferramenta de comunicação é confundir o órgão com o instrumento, e essa confusão custa caro, porque produz estudantes que colecionam idiomas na estante sem jamais entrar em nenhum. Cassirer nos lembra de que somos o animal que vive de símbolos, que nunca tocamos o mundo diretamente e que cada grande sistema simbólico é uma forma inteira de configurá-lo. Uma segunda língua é uma dessas formas. Aprendê-la a fundo não é adquirir um objeto, é desenvolver um sentido novo, e ninguém que já ganhou um sentido novo voltou a ser exatamente a mesma pessoa que era antes de tê-lo.


  • Cassirer, Ernst – “Ensaio sobre o Homem” (1944);
  • Cassirer, Ernst – “A Filosofia das Formas Simbólicas”;
  • Matias, Lucas – “Persona Linguística”; conceito autoral da série sobre aprendizagem e aquisição de idiomas.(2026)

Filosofia da Linguagem — projeto Shabbat. Textos para este blog e incentivo à aprendizagem e à aquisição de idiomas de forma ativa.

Rolar para cima